quinta-feira, 4 de novembro de 2010

VÍCIO EM INTERNET X DISTÚRBIO MENTAL



O engenheiro de computação Rogério, de 28 anos, tem um diário na internet. Mas ele não faz piadas com as notícias, não dá dicas culturais nem comenta jogos de futebol. No diário, Rogério se confessa um viciado em jogos eletrônicos e conta sua luta para largar a dependência. Em um dos textos do site http://www.vicioemjogos.blogspot.com, ele relata uma recaída. "Não me segurei mais que alguns dias após o último post (texto publicado no site). Entrei em sites de jogos rápidos e baixei alguns. Não me lembro se passei duas, quatro ou seis horas jogando, ou se joguei um, dois ou três dias nas semanas seguintes. Mas voltei a jogar, e uma vez que você volta, uma vez que você entra de novo no universo da satisfação imediata, você para de pensar racionalmente.
Passar muito tempo enviando mensagens, checando e-mails e jogando games pela web pode não ser um bom sinal. Segundo o "American Journal of Psychiatry", mais que um vício, o uso excessivo de internet pode ser um distúrbio mental que deveria ser tratado como doença pela psiquiatria.
De acordo com o editorial de Block, publicado na edição de março da revista especializada, os "viciados" podem perder a noção do tempo e chegam a esquecer de comer e dormir. O isolamento social também é outro sintoma apontado.
O especialista vai além, e descreve as realidades virtuais e os jogos multiplayer como "heroinware" junção das palavras heroína e software.
Segundo o autor, o vício em internet se tornou um problema de saúde pública no país. Usando dados de 2006, ele afirma que o governo estima em 210 mil crianças o número de pessoas entre 6 e 19 anos que sofrem do problema e necessitam tratamento.
Ainda segundo o editorial de Block, cerca de 80% destas precisam de tratamentos à base de medicamento psicotrópicos e, provavelmente, de 20% a 24% necessitam ser hospitalizadas.

Fonte:

Vício em internet é doença mental http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u383634.shtml




Nenhum comentário:

Postar um comentário